D S T Q Q S S
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
Format: 2018-11-17
Format: 2018-11-17

Não existem eventos agendados para o dia seleccionado.

 

Paulo Oliveira

Paulo Antero Alves de Oliveira, ex-aluno do curso de Engenharia Civil e Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], terminou o curso de doutoramento na Universidade de León, tendo o seu título de Doutor sido também homologado pela Reitoria da Universidade do Porto (UP).

Com a Tese subordinada ao tema “Modelo de Análise da Sinistralidade Laboral versus Investimento em Prevenção, para o Setor da Construção”, Paulo Oliveira “analisou a importância do impacto dos custos com a sinistralidade no setor da construção e engenharia civil que estão associados às diversas fases do ciclo de vida do processo construtivo de uma empreitada/obra, designadamente desde a sua conceção até à pós-construção”, explica Mário Russo, Docente do Politécnico de Viana.

Este trabalho de investigação deu também origem a dois registos provisórios de patente de propriedade intelectual junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Anteriormente, Paulo Oliveira tinha já desenvolvido um outro estudo de investigação enquadrado no programa de doutoramento, subordinado ao tema “O Impacto dos Custos Diretos e Indiretos com Acidentes de Trabalho no Setor da Construção Civil – Estudo de uma empresa ”, tendo-lhe sido concedida a Suficiência Investigadora, com aprovação dos Estudos Avançados vinculados à área de conhecimento de Medicina Preventiva e Saúde Pública, obtendo a classificação final de 17 Valores.

Para J. Santos Baptista, Diretor do Mestrado de Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto [MESHO-FEUP], “Paulo Oliveira é uma pessoa com qualidades invulgares. Durante os anos que acompanhei o seu doutoramento em Espanha, foi possível constatar uma extraordinária sensibilidade, aliada à enorme capacidade de trabalho e perseverança para atingir objetivos. Neste momento, a maior prova do meu apreço pelas suas qualidades não está no passado. Está no facto de continuarmos a colaborar em projetos comuns.”

Atualmente, Paulo Oliveira é investigador de pós-doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no Centro de Investigação em Geo-Ambiente e Recursos (CIGAR), desta mesma instituição de ensino superior, sendo o seu projeto de investigação orientado para o desenvolvimento de modelos de análise e avaliação da rentabilidade económica dos investimentos aplicados na Prevenção, Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho, por tipo de obra/empreitada do setor da construção e engenharia civil. É também docente na Universidade Lusófona do Porto (ULP) e no Instituto Superior de Administração e Línguas (ISLA) de Leiria, onde também assume a função de membro do Conselho Cientifico.

Tem sido arguente em diversas provas públicas de dissertações de mestrado. Também tem participado como orador em diversos eventos nacionais e internacionais, sendo autor e coautor de diversos artigos técnicos e científicos publicados em revistas da especialidade da Segurança e Higiene Ocupacionais.

Última atualização: 09.05.2013